segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alguns Planos de Aulas

                                                             AULA 1
Disciplina: Educação Física
Escola: Escola  Municipal de Ensino Fundamental “Thierss Velloso”
Professor: Ugnei Junior Woeffel
Turma: 4ª  “D”
Duração da aula: 1h
Conteúdo: Jogos e Brincadeiras                                         
Tema:  Jogos e Brincadeiras Populares de Pique
Objetivo (s): Apresentar o conteúdo Jogos e Brincadeiras Populares de uma forma lúdica para um maior intendimento por parte dos alunos. Será apresentado  duas brincadeiras de pique. Com o encerramento das brincadeiras propostas aos alunos, os mesmos deverão demostrar e vivênciar outras brincadeiras de pique conhecidas por eles .
Métodos: Conversa e vivência com os alunos.
Atividades:

Pique- pata:

É eleito um pegador, em seguida se espalham pela quadra os outros participantes, sendo que o objeto do pegador é pegar outro colega, para que fique no seu lugar

Pique-cola:

É eleito um pegador, em seguida se espalham pela quadra os outros participantes, sendo que o objeto do pegador é pegar outro colega. O colega quando pegado deve ficar imóvel. Quando todos estiverem colados, o primeiro que foi colado pelo pegador será o próximo ser o pegador.

Recursos: Quadra
Avaliação: O aluno terá que fazer uma pesquisa com os pais e avós das brincadeiras populares que eles brincavam na época e trazer para expor na proxima aula.
Observações: Algo que for necessário


                                                                AULA 5
Disciplina: Educação Física
Escola: Escola  Municipal de Ensino Fundamental “Thierss Velloso”
Professor: Ugnei Junior Woeffel
Turma: 4ª  “D”
Duração da aula: 1h
Conteúdo: Jogos e Brincadeiras                                         
Tema:  Jogos Gerais
Objetivo (s): Apresentar o conteúdo Jogos e Brincadeiras Populares de uma forma lúdica para um maior intendimento por parte dos alunos. Será apresentado  três brincadeiras populares de rua.
Métodos: Conversa e vivência com os alunos
Atividades:

Travinha:

São colocados dois chinelos ou tênis dos próprios integrantes para marcar uma trave pequena, com no máximo um metro de largura. Em seguida divide se o time, para que se possa jogar. È uma pratica de futebol, mas com dimensões muito menores que no campo verdadeiro.

Morto e vivo:

Todos os participantes terão que ficar um do lado do outro, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, sendo que irei falar cada vez mais rápido para que as crianças se confundam quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.

Amarelinha:

Depois de desenhado o diagrama (ao lado) no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira vai para a área oval chamada de céu e, de lá, atira a sua pedra no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ela atravessa o diagrama ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, ora com um só. Quando chega à figura oval onde está escrito inferno, faz o percurso de volta e apanha a pedra, também sem pisar na casa marcada. Em seguida, ela repete o mesmo procedimento em todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, ela perde a vez. Vence quem completar o percurso primeiro.

Recursos: Quadra e giz
Avaliação: Relatório do estagiário sobre a participação ativa dos alunos nas aulas, bem como interesse nas atividades propostas do tema Jogos e Brincadeiras em Grupo.

Observações: Algo que for necessário


                                                               AULA 14
Disciplina: Educação Física
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental “Thiers Velloso”
Professor: Ugnei Junior Woeffel
Turma: 4° “C”
Duração da aula: 1h
Conteúdo: Jogos e Brincadeiras                                         
Tema: Jogos Gerais
Objetivo (s): Apresentar o conteúdo Jogos e Brincadeiras Populares de uma forma lúdica para um maior entendimento por parte dos alunos. Serão apresentadas três brincadeiras populares de grupo.
Métodos: Conversa e vivência com os alunos.
Atividades:

Bola no Ar:
Para a realização do jogo necessita-se de uma bola.

Por sorteio, um jogador é indicado para lançar a bola para cima, até a altura que for possível.

Esse jogador, ao lançar a bola, deve gritar o nome de uma das demais crianças. Todas as crianças, exceto aquela que seu nome foi chamado, correm para longe de onde cairá a bola.

A criança chamada corre para pegar a bola, deve agarrá-la e gritar: “PAROU”. Todos devem ficar estacionados no seu lugar.

O jogador com a bola dá então três passadas em direção a algum dos colegas e arremessa-lhe
A bola com toda a força. Se alvejada, essa criança será a próxima a lançar a bola ao alto. Se errar, o mesmo jogador que faz o lançamento o fará de novo.

Batatinha – Frita Um, Dois, Três
Um grupo de crianças fica sobre a linha traçada no chão, e outro participante se afasta mais ou menos 20 metros.

A criança destacada, de costas para o grupo, conta rapidamente até um número menor que 10, enquanto as outras correm ou andam em sua direção com intuito de alcançá-la.

Ao interromper inesperadamente a contagem e virar-se para o grupo, aquela que for vista em movimento deve retornar à linha traçada, de onde recomeçará. As demais continuam do ponto em que estavam paradas.

O jogo terminará quando uma das crianças chegarem àquela que fez a contagem, substituindo-a.

Gato e Rato
As crianças, de mãos dadas, formam um círculo, ficando uma dentro do círculo (rato) e outra fora (gato).
- As crianças giram e o gato pergunta às crianças:
- Seu ratinho está em casa?
- Não, Senhor!
- A que horas ele volta?
- Às oito horas. (ou qualquer outra)
- Que horas são?
- Uma hora. Que horas são?
- Duas horas.

Ao chegar à hora determinada pelo grupo, as crianças param de rodar e o gato lhes pergunta:
- Seu ratinho já chegou?
- Sim, Senhor!
- Dão-me licença para entrar?
- Sim Senhor!
- Começa então a perseguição do gato ao rato que as crianças ajudam a esconder, facilitando sua entrada e a saída do círculo e dificultando a passagem do gato.

O jogo terminará quando o gato conseguir pegar o rato.

Recursos: Bola
Avaliação: Relatório do estagiário sobre a participação ativa dos alunos nas aulas, bem como interesse nas atividades propostas do tema Jogos e Brincadeiras em Grupo.

Observações: Algo que for necessário

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